Como seu tipo de inteligência determina quem você ama
A discussão sobre as diferenças intelectuais entre homens e mulheres dura séculos e não mostra sinais de desaceleração em nosso mundo moderno e pós-feminista. Poucos hoje concordariam com Charles Darwin, que postulou em 1871 que os homens eram inerentemente mais inteligentes que as mulheres devido à necessidade evolutiva de caçar, atacar inimigos e defender famílias – todas as tarefas que podem melhorar a percepção, a razão e a imaginação.
No entanto, pesquisas científicas modernas mostram que Margaret Mead também não estava certa quando declarou em 1935 que não há diferenças biológicas no intelecto. Em vez disso, parece que existem, em média, algumas pequenas diferenças entre os intelectos masculinos e femininos. Deve-se notar, no entanto, que essas são apenas médias estatísticas e têm a ver apenas com tipos de inteligência, e não com níveis de inteligência.
Hoje, a ciência reconhece que existem inúmeros tipos diferentes de inteligência. Algumas pessoas são jogadores de xadrez experientes, planejando sem esforço vários movimentos à frente em tudo o que fazem. Alguns têm memórias incríveis, capazes de contar fatos a qualquer momento. Alguns são extremamente bons em aprender fórmulas matemáticas, línguas estrangeiras ou ideias filosóficas. Alguns são dramaturgos tremendos, e alguns são compositores brilhantes. Alguns podem consertar praticamente qualquer coisa mecânica, e alguns podem depurar até mesmo o código de computador mais complexo.
Embora essas e muitas outras habilidades possam ser agrupadas vagamente em categorias de aptidão, a verdade simples é que a inteligência não é tão simples como se acreditava. Existem vários tipos diferentes de inteligência, e os indivíduos têm diferentes aptidões naturais, independentemente do sexo.
Ao considerar diferentes tipos de pensamento, surgem algumas diferenças gerais entre os gêneros. Em média, as mulheres tendem a ser mais habilidosas em tarefas verbais e pensamento não linear, enquanto os homens mostram afinidade com tarefas baseadas em matemática e processamento passo a passo. As mulheres tendem a ter níveis mais altos de habilidades emocionais e os homens tendem a ser melhores no raciocínio espacial. Os homens geralmente têm melhores habilidades motoras grossas, e as mulheres se destacam com habilidades motoras finas. As mulheres tendem a mostrar mais carinho, e os homens tendem a ser mais agressivos.
Mais uma vez, porém, estes provam ser apenas médias estatísticas. Pode haver mais físicos e matemáticos do sexo masculino, e mais professoras e escritoras, mas ninguém argumentaria que Marie Curie e William Shakespeare estavam no topo de seus respectivos campos. As estatísticas gerais não significam nada quando se olha para os indivíduos.
Ainda assim, o fato de que essas diferenças de gênero existam é provavelmente um produto da evolução. Nossos ancestrais viveram vidas duras sem nenhuma das conveniências modernas que desfrutamos hoje. Era simplesmente impossível para uma pessoa realizar todo o trabalho necessário para afastar inimigos, alimentar uma família, criar filhos, sobreviver aos elementos e todas as outras tarefas da existência diária. Era absolutamente essencial dividir e conquistar, e evolutivamente fez sentido para um grupo de pessoas lidar com as tarefas fora de casa enquanto o outro se encarregava do trabalho em casa. Então evoluímos para corresponder a essa realidade.
Hoje, é claro, pais solteiros não são apenas possíveis, mas comuns. As pessoas estão esperando mais tempo para se casar, e muitas nunca se casam. Não há mais uma razão de sobrevivência para o acasalamento. No entanto, o impulso para formar ligações de pares é primordial e é improvável que desapareça.
A negociação e o compromisso são incrivelmente importantes para qualquer relacionamento, e pode ser difícil quando ambas as partes de um casal veem uma área específica como seu domínio.
Pode ser igualmente desafiador quando ambos os parceiros desprezam o mesmo aspecto de administrar uma casa e uma família. Portanto, só faz sentido escolher um parceiro com habilidades e interesses que complementem os seus. Se você gosta de cozinhar todas as noites, enquanto seu cônjuge gosta de projetos de melhoria da casa, você pode dividir e conquistar, assim como nossos ancestrais fizeram.
Os papéis esperados de homens e mulheres seguiram amplamente o caminho dos dinossauros, e pais que ficam em casa ou mulheres em campos tradicionalmente dominados por homens raramente levantam uma sobrancelha. O objetivo hoje é encontrar um parceiro que o complemente bem como indivíduo, independentemente do sexo.

0 comentários