Os 3 tipos diferentes de empatia – e como expressar cada um
A empatia é a capacidade de sentir algo pelos outros, de se colocar no lugar deles e sentir o que eles estão passando, e ter respeito pelos outros.
Ao ter empatia pelos outros, você é uma pessoa mais respeitosa e gentil, mas é ainda mais profundo do que isso, porque existem três tipos diferentes de empatia que você pode ter, e nem todos parecem e sentem o mesmo.
Quais são os 3 tipos de empatia?
Os 3 tipos de empatia são empatia cognitiva, empatia emocional e empatia compassiva. Cada tipo diferente se manifesta à sua maneira. No entanto, mesmo que você demonstre um ou mais tipos de empatia, às vezes você ainda pode parecer indiferente.
Mostrar empatia leva tempo e esforço, e geralmente é através das etapas de aprender os diferentes tipos de empatia e quando usar cada um. A empatia é importante porque você pode usar suas experiências compartilhadas e imaginar como é estar em uma situação específica, mesmo que nunca tenha estado e talvez nunca esteja no futuro. Isso, em última análise, ajuda você a ter sucesso em se relacionar e ajudar os outros.
1. Empatia cognitiva
A empatia cognitiva é o tipo de empatia em que você se coloca no lugar de outra pessoa. Está preocupado com o pensamento, a compreensão e o intelecto.
A empatia cognitiva permite que você tenha empatia com outra pessoa, sendo capaz de entender o que ela está sentindo por meio de experiências compartilhadas.
Exemplo de empatia cognitiva: quando sua colega de quarto chega em casa e o namorado acabou de terminar com ela, você a deixa saber que esteve lá e pode entender o que ela está passando, ajudando-a a se sentir menos sozinha.
Prós: A empatia cognitiva faz de você um comunicador melhor porque depende de informações que, de certa forma, melhor se conectam com a outra pessoa.
Contras: Diz-se que a empatia cognitiva é empatia pelo pensamento, mas não pelo sentimento. Isso significa que há uma questão de sentir empatia quando não há simpatia que a acompanha.
Como praticar e desenvolver a empatia cognitiva: Para praticar a empatia cognitiva, da próxima vez que você conhecer alguém novo, antes de se envolver com ele, considere o que você sabe ou não sabe sobre ele. Esteja disposto a aprender mais à medida que você se envolve em uma conversa.
Ao falar com essa pessoa, lembre-se de que você terá um viés inconsciente ao interpretar seu humor ou comportamento e lembre-se de como ela responde a você, verbal e fisicamente.
2. Empatia emocional
Empatia emocional é quando você sente fisicamente as emoções de outra pessoa ao lado dela. Está preocupado com sentimentos, sensações físicas e os neurônios-espelho no cérebro.
Exemplo de empatia emocional: você usaria empatia emocional ao chorar com outras pessoas em um casamento ou sentir uma resposta humana visceral ao ver alguém cair de uma bicicleta.
Prós: Este é um tipo muito importante de empatia, porque podemos responder e até confortar nossos amigos e familiares quando eles estão passando por algo. Ao fazer isso, você constrói relacionamentos interpessoais próximos.
Contras: Com empatia emocional, você pode acabar em sobrecarga emocional. Se você ficar muito sobrecarregado, pratique o autocontrole ao usar a empatia emocional para poder gerenciar melhor suas próprias emoções.
Como praticar e desenvolver empatia emocional: Quando um amigo, membro da família ou outro significativo estiver lhe contando sobre uma situação ou luta pessoal, tente não os julgar.
Em vez disso, concentre-se em como e por que essa pessoa se sente assim. Então, pergunte a si mesmo como você pode ajudar e se relacionar com o que eles estão passando.
3. Empatia compassiva
A empatia compassiva tem tudo a ver com encontrar o equilíbrio certo entre lógica e emoção. A empatia compassiva lida com o intelecto, a emoção e a ação. É o que normalmente entendemos como ter empatia pelos outros, como sentir a dor de alguém e agir.
Exemplo de empatia emocional: Quando você vê alguém na rua pedindo dinheiro, comida ou ajuda, você imediatamente vai até eles. Isso pode incluir você oferecendo assistência ou dando-lhes um ombro para chorar.
Prós: Empatia compassiva é o tipo de empatia que todos deveriam se esforçar para ter. É o que entendemos como ter compaixão pelos outros e se preocupar em ajudar a resolver seus problemas.
Contras: Este é o tipo de empatia que a maioria das pessoas deseja, mas é difícil para alguns praticar. Você precisa entender e simpatizar com outras pessoas, ao mesmo tempo em que toma medidas para ajudá-las.
Como praticar e desenvolver a empatia compassiva: Quando você pergunta diretamente a outra pessoa o que você pode fazer para ajudá-la, isso é praticar a empatia compassiva; se eles não querem que você ajude, pergunte-se por quê.
Lembre-se de que tudo o que funcionou para você no passado na situação deles ou para os outros, pode não funcionar para eles.
0 comentários